terça-feira, 19 de maio de 2009

Sindicato dos Jornalistas debate a "1ª Conferência Nacional de Comunicação e seus impactos na sociedade"

O Fórum de Debates 1ª Terça promove na quinta-feira, dia 21 de maio, às 19h30, na sede do Sindicato dos Jornalistas (Av. Álvares Cabral, 400, Centro), um debate sobre a “1ª Conferência Nacional de Comunicação e seus Impactos na Sociedade.” A Conferência foi convocada para os dia os dias 1,2,3 dezembro de 2009 depois de realizadas as etapas regionais e estaduais.

Com o tema “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital” a Confecom oferecerá subsídios ao governo federal para a formulação de políticas públicas para o setor. Propriedade cruzada dos meios de comunicação, fortalecimento da imprensa regional e concentração de veículos nas mãos de um mesmo grupo devem ser temas debatidos durante o evento. Também devem ser exploradas questões como concessões de rádio e TV, convergência tecnológica e as chamadas novas mídias – como internet, TV a cabo e celular.

Debatedores

A mesa de debates terá a participação de Marcelo Bechara, consultor jurídico do Ministério das Comunicações, e do professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, Murilo César Ramos, pós-doutor pela Unicamp e doutor em Comunicação pela School os Journalism, da University of Missouri-Columbia (EUA).

Lançamento

A programação do evento inclui o lançamento do livro "Mídia e Psicologia: produção de subjetividade e coletividade", organizado pelo XIV Plenário do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais.


Histórico – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto de convocação para a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) no dia 16 de abril e o Ministério das Comunicações, coordenador do evento, publicou a Portaria nº 185/2009 que constitui a Comissão Organizadora no dia 20 de abril. O formato da Conferência corresponde, em parte, às reivindicações do movimento que constitui a Comissão Nacional Pró-Conferência, constituída por organizações como a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). Em Minas Gerais, o Sindicato dos Jornalistas compõe o Comitê Mineiro do FNDC e a Comissão Mineira Pró-Conferência.

Até o mês de junho, as comissões pró-conferência promovem atividades para sistematizar as propostas que serão discutidas nas etapas estaduais. De julho a setembro, ocorrem as etapas estaduais. Nessa fase, os comitês locais elegem delegados para a etapa nacional. Entre outubro e novembro, ocorrem debates nacionais para sensibilizar a sociedade para importância do evento.
A 1ª Conferência Nacional de Comunicação é uma luta que remonta à Constituição de 1988, quando foi criado o Conselho Nacional de Comunicação. Após duas décadas de mobilização, a realização do evento foi anunciada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o último Fórum Social Mundial, ocorrido em janeiro deste ano, em Belém.

Para acessar o decreto presidencial clique no link abaixo:

http://www.fndc.org.br/internas.php?p=noticias&cont_key=367759

Entenda a Conferência acessando a cartilha “Por que precisamos da Conferência Nacional de Comunicação”

http://www.fndc.org.br/arquivos/cartilha_fndc_2_edicao.pdf

Links

Comissão Mineira Pró-Conferência Nacional de Comunicação

http://proconferenciamg.wordpress.com/

Comissão Nacional Pró-Conferência Nacional de Comunicação

http://www.proconferencia.com.br/

Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

http://www.fndc.org.br



Informações
(31) 3224-5011 ramal 7
E-mail: eventos@sjpmg.org.br

Nenhum comentário: