domingo, 24 de maio de 2009

SEMINÁRIO EM LAVRAS

Participantes do 2o. Seminário Mineiro Pró-Conancom em Lavras

O Cel. Márcio Martins Santana Comandante da 6a. Região PMMG também participou do seminário, e
foi muito elogiado pelos debatedores e presentes pela brilhante
intervenção na abertura do evento. Na foto com o diretor J.Paulo.

Rui Honorato (AJOSP), Arthur Lobato (diretor do SJPMG) e o
jornalista Passos de Carvalho do Jornal A GAZETA de Lavras
O mestre Herculano Pinto da rádio Cultura de Lavras, Cláudio Vilaça (AJOSP),
J.Paulo (AJOSP) e jornalista Daniel Augusto
Eugênio Carneiro, da rádio Transmineral FM (Lambrai/MG) representando a AMIRT (Assoc. Mineira de Rádios e TV´s),
Zuza Nacife, Sec. Mun. de Comunicação da Pref. de Lavras, Milton Bicalho psicologo e mebro do CRP/MG e Cláudio Vilaça da AJOSP.

Heitor Reis representou a entidade ABRAÇO (Assoc. Brasileira de Rádios Comunitárias)

A primeira mesa de debates contou com a participação atuante da deputada Federal Jô Moraes

Realizado no último sábado (23/05/2009), o Seminário de Lavras, cuja abertura e encerramento foram feitos pelo presidente da AJOSP – Associação dos Jornalistas do Serviço Público, Cláudio Vilaça, foi uma mais promoção da Comissão Mineira Pró- Conferência Nacional de Comunicação que é composta por 24 entidades dos movimentos sociais.


O evento aconteceu no Centro de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e tratou que questões importantes dentro da temática da democratização dos meios de comunicação. A deputada Federal Jo Moraes (PC do B) , uma das convidadas, foi bastante positiva no sentido de garantir à Comissão Mineira que os temas discutidos no 2º. seminário seguramente estarão na agenda da 1ª. Conferência Nacional de Comunicação, que será realizada no próximo mes de dezembro. “É preciso que a sociedade veja a Comunicação como um direito social/coletivo”, afirmou a parlamentar. O Secretário Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Lavras, Zuza Nacife, lembrou que democratização da comunicação só será real. e de fato, se houver uma sociedade mais consciente de seu papel social. Zuza fez criticas aos monopólios da comunicação no país e também ao conteúdo das rádios e TV´s comunitárias. “No Brasil há uma confusão generalizada na comunicação entre o público e o privado”, alertou.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de MG (SJPMG), foi representado no evento pelo jornalista e diretor da entidade Arthur Lobato. O jornalista traçou um painel do atual cenário da comunicação no Brasil e falou sobre o monopólio da comunicação, principalmente no aspecto da centralização de recursos públicos em cotas de publicidade destinadas as grandes emissoras de TV´s e rádio, e apontou vicios no atual processo de concessões de rádios e TV´s no país. O mediador foi da mesa foi o diretor da AJOSP e assessor de comunicação da IOF/MG, José ênio Silva.

Na segunda mesa de debates, no período da tarde, a mediadora foi a jornalista Lidyane Ponciano (diretora do Sindicato dos Jornalistas). O primeiro a falar foi o jornalista Pedro Franco. que destacou a importância da valorização pelo poder públicos de meios de comunicação alternativos disponíveis para sociedade como os jornais comunitários. Sobre as TV´s e rádios comunitárias o jornalista disse que o modelo atual precisa ser revisto, pois muitas emissoras se transformaram, a exermplo dos grandes meios de comunicação, em “monopólios de família, grupos e partidos políticos”. Na mesma mesa de debates participou também o psicologo Milton Bicalho, que abordou a questão de conteúdo vinculado na mídia e sugeriu aprofundar o debate na 1ª. Conferência Nacional de Comunicação temas polêmicos relativos a publicidade direcionada ao público infantil e a exploração da imagem feminina na TV.

Fechando os debates, a sociologa Aline Guimarães falou sobre a gestão participativa da sociedade nas políticas públicas, e alertou aos presentes que não basta apenas lutar pela regionalziação da comunicação, mas também aperfeiçoar e qualificar os agentes de interlocução com o poder público local. O professor de direito Constitucional e assessor jurídico da AJOSP, Gustavo Melo, fez uma exposição sobre a atual legislação sobre a comunicação no país, e afirmou que na prática os principios constitucionais não são regras obedecidos. O mediador do último tema foi o diretor da rádio UFLA, jornalista Sandro Freire.


No final do seminário foram encaminhadas e aprovadas várias propostas que deverão ser tema de debates na CONFERÊNCIA ESTADUAL e NACIONAL.

Nenhum comentário: