sexta-feira, 30 de maio de 2008

PRESIDENTE DA AJOSP ANUNCIA EM LAVRAS REALIZAÇÃO DE SEMINÁRIO EM AGOSTO


O Presidente da AJOSP, jornalista Cláudio Vilaça, anunciou durante a visita a prefeita de Lavras dra. Jussara Menicucci que pretende realizar em agosto deste ano o 1o. Seminário de Comunicadores Sociais de Minas Gerais promovido pela entidade. O convite para abertura do evento foi feito a prefeita, que aceitou prontamente e já colocou à disposição da AJOSP o auditório da prefeitura.

O Seminário fará parte das comemorações dos 30 anos da AJOSP e irá debater os rumos e pespectivas da profissão no serviço público estadual. Segundo Vilaça desde 1978 não há um amplo concurso para oferta de vagas para jornalistas no Estado. Os últimos concursos realizados foram na rádio Inconfidência e Rede Minas em 2003 e atingiram um percentual muito pequeno em comparação com a demanda. Um documento será extraído do seminário e encaminhado ao Governador Aécio Neves. Atualmente corre-se o risco da carreira de jornalista no quadro permanente ser extinta pelo Estado.

Segundo o presidente da AJOSP, desde que o projeto de Lei que criaria o Conselho Federal de Jornalismo em 2004 foi arquivado pela Câmara Federal não houve um amplo debate sobre a regulamentação da profissão e a atuação do jornalista nas assessorias de imprensa. Além dos profissionais da comunicação, Vilaça promete convidar outros segmentos da sociedade civil organizada para debater o assunto. O local e data serão definidos em breve.

Nenhum comentário: