terça-feira, 13 de abril de 2010

AJOSP quer discutir reposicionamento de jornalistas com SEGOV e SEPLAG

Por Pedro Franco - Jornalista


Um telegrama expedido na quinta-feira passada (08/04) pela Secretaria de Governo aos aposentados do Estado levou muitos jornalistas da Imprensa Oficial e Secretaria de Governo a uma corrida até ontem (12/04) ao Palácio dos Despachos. O documento mal redigido solicitava que o servidor entregasse vários documentos comprobatórios de sua situação funcional para que a Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) pudesse realizar o “reposicionamento” das carreiras conforme previsto no Decreto 45.274 de dezembro de 2009.
Muitos idosos, preocupados por conta da falta de informação do setor que recepcionava os documentos entraram em contato com a AJOSP. A seguir, publicamos uma rápida conversa com o presidente Cláudio Vilaça sobre a situação.

Porque o governo quer refazer o posicionamento novamente?


Ocorre que, a partir de 2008 muitos jornalistas por iniciativa da AJOSP ajuizaram dezenas de ações contra o Governo de Minas, quando houve o primeiro posicionamento via decreto após a sanção em 2006 pelo ex-governador Aécio Neves do plano de cargos e salários. Naquela ocasião, houve o rebaixamento de nível e grau de todos os jornalistas já aposentados. Acreditamos até que o governo depois de ter sido derrotado nos tribunais resolveu solucionar a questão.


Já foi feito o contato com o governo?


Hoje ligamos para SEGOV e pedimos uma reunião com a Superintendente de Recursos Humanos, a sra. Elga para solicitar esclarecimentos quanto ao novo reposicionamento proposto pelo governo. Seria importante que um representante da SEPLAG estivesse presente nessa reunião porque essa recomposição será realizada pelos técnicos dessa secretaria. Assim que for agendado esse encontro vamos formar uma comissão para debater o assunto. Seria importante também a presença do Sindicato dos Jornalistas.


Queremos ter a garantia do governador que ninguém será mais prejudicado do que já foi. Pois do contrário, se houver alguma manobra vamos denunciar ao juizes competentes.

Nenhum comentário: