quinta-feira, 19 de março de 2009

REUNIÃO DE ENTIDADES DEFENDEU MEDIDAS CONTRA A DESTRUIÇÃO DO IPSEMG

Dirigentes sindicais avaliam que no momento é preciso mobilizar os servidores
públicos contra o projeto do governo de transferir o IPSEMG para o Regime Unico de Saúde (SUS).


Associações e sindicatos representativos dos servidores públicos se reuniram ontem (18/03) na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de MG, para debaterem a realização de um fórum técnico para encontrar uma solução para o que chamaram de “sucateamento do sistema de saúde do IPSEMG”. Na avaliação das lideranças, medidas urgentes precisam ser tomadas. Além da realização de um fórum de discussões prepositivo, também a mobilização massiva dos servidores públicos e a articulação política com os vários setores envolvidos no processo de transição do governo, que se inicia este ano. O representante do deputado Almir Paraca (PT), Gilberto Palma, disse que o deputado estaria à disposição das lideranças, e que o IPSEMG hoje é uma causa de seu mandato.

Para o presidente da AJOSP, no momento são necessárias “medidas para frear o processo de destruição do IPSEMG”. O dirigente da AJOSP alertou que, sem planejamento e gestão sustentável o IPSEMG vai acabar. “O instituto não pode sobreviver apenas com orçamentos financeiros de uma divida do Estado. Ele precisa buscar recursos através de outros meios”, disse o dirigente. Ele ainda defendeu também que o movimento sindical e associativo representativo dos servidores públicos precisam pautar o processo eleitoral em sua agenda de atividades tendo vista defender mudanças urgentes nos rumos da política de pessoal do funcionalismo público. Para o diretor da AJOSP, José Ênio, “Há em andamento um processo de desmonte do Estado. Vejam vocês: Na Imprensa Oficial existem 190 servidores efetivos e mais de 300 contratados pela MGS”, analisa. E desabafa: “Se este governador (Aécio Neves) não respeita nem os salários conquistados dos aposentados, a saúde tão menos”, avalia Ênio.

Uma próxima reunião das entidades foi agendada para o dia 02 de abril. Participaram da reunião as seguintes entidades e representantes:
SINDIOF, ASCON, UNSP, AFAEMG, AFFEMG, APPMG, MANDATO DO DEP. ESTADUAL ALMIR PARACA, ASSIMA, ABT, ASEM/PREVCAIXA.

REPRESENTARAM A AJOSP: José Ênio e Cláudio Vilaça.

Nenhum comentário: