quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

IPSEMG LANÇA NOVO “PLANO DE SAÚDE” E TRAÇA METAS PARA 2012/2014




Uma reunião realizada hoje (01/02) as 10:30h. na Cidade Administrativa entre a direção do IPSEMG e lideranças dos servidores públicos serviu para que muitas entidades ouvisse da direção do instituto como será o “Novo Plano de Saúde” instituído pelo Decreto Estadual 45.869/2011.

Pela nova configuração da chamada "assistência à saúde", o servidor poderá incluir novos dependentes, nesse caso, filhos entre 21 e 35 anos, que pagarão individualmente 30 Reais mensais para ter acesso a todos os serviços médicos no instituto. Já os dependentes acima de 35 anos será estabelecido um percentual de 3,2% sobre cada associado incluído.

A nova regra também permite que os servidores que pediram o desligamento do IPSEMG SAÚDE possam voltar a contribuir, mas terão que cumprir uma carência mínima de 180 dias para coemçar a utilizar os serviços de saúde. Entretanto, quem se inscrever até o dia 30/03/2012, essa carência poderá ser reduzida em até 90 dias.

Questionada pelo presidente AJOSP, Cláudio Vilaça, se o “Novo Plano de Saúde” do IPSEMG, não estaria sujeito a normatização da Agência Nacional de Saúde (ANS), a presidente do instituto Jomara Alves Silva, esclareceu que o “Novo Plano” é considerado pela ANS como “auto-gestão”, e por esse motivo não estaria enquadrado na Lei Federal 9656/98, o que obrigaria o instituto a realizar um aporte financeiro de cerca de 60 milhões de Reais na ANS, como garantia de pagamento aos prestadores de serviços, conforme prevê a normatização dos planos de saúde privados hoje no país. Jomara disse ainda que Minas Gerais é um dos poucos Estados da federação em que há contrapartida patronal, ou seja, o governo arca com 50% dos custos na contribuição de assistência médica do servidor público que hoje é de 3,2% sobre o salário bruto.

Sobre os 40% da divida que o Estado teria com instituto, pactauda na Lei 64/2002, a presidente disse que ao longo de 2003 ela vem sendo paga com o chamado “déficit orçamentário” que o instituto vem acumulando todos anos.

Já sobre a criação de contrapartida do servidor no custeio dos chamados “procedimentos de alta complexidade” como os exames especiais, a presidente informou que não foi realizado nenhum estudo técnico-financeiro de impacto sobre percentuais ou valores que o servidor teria que arcar, e que somente após o segundo semestre deste ano esse tema será discutido com as lideranças sindicais.

Finalizando a reunião, a presidente prometeu que este ano a rede de credenciamento será ampliada, o que estaria sanando vários problemas de atendimento hoje dentro do IPSEMG, especialmente no Hospital Israel Pinheiro (HGIP).

6 comentários:

Anônimo disse...

Pura balela......pla ... pla pla,. Previdência dos Servidores Estaduais ( IPSEMG ) está sucateada, falida, desesperada pela captura de novos sócios. Agora na hora da morte, quer arranjar quem carregue seu enterro.
Nem morto!

Anônimo disse...

Cai na furada de me associar a essa porcaria, não se consegue marcar consultas nem por decreto.
E como não está associada a ANS nem reclamação eu consegui fazer... o dinheiro é pouco mas é dinheiro jogado no lixo.

Anônimo disse...

Faça a sua parte : SAI FORA !

>>> Valorize o seu dinheiro e cuide melhor da SUA SAUDE ! <<<

Anônimo disse...

Faço uso dos serviços do Ipsemg e até o momento não tenho nada a reclamar, já que todas as vezes que precisei, inclusive de cirurgias e exames RCM, consegui aprovação imediata. É claro que existem falhas, mas elas existem em todos os planos de saude, basta acessar as reclamações pela internet.

Anônimo disse...

Assistência decadente, profissionais insatisfeitos. Recetemente uma pessoa da minha família precisou ser atendida e este período em que ficou internada foi lamentável. Condições péssimas de atendimento, riscos para o paciente e acompanhantes (minha tia dormiu 35 dias numa cadeira )inapropriada para acompanhantes), enquanto uns fazem as refeições outros estão sendo trocados, resultados mal cheiro durante as refeições, curativos e luvas jogados no chão... o pior de tudo, a pessoa internada ficou dias e dias precisando de atendimento porque não se sentia bem e foi preciso muita insistência para que ela fosse atendida. LAMENTÁVEL e não confio mais, infelizmente já foi diferente e hoje já há quem prefira o SUS, mas não é difícil entender porque.

Anônimo disse...

Melhorou muito com a marcação de consulta por telef. Mas o atendimento dos médicos no IPSEMG é lamentável. Eles são descontentes com o salário e condições de trabalho.
O site é uma ótima para marcar consulta fora, mas os dados são frequentemente desatualizados. Infelizmente.
Há rios de dinheiro nas mãos do governo, mas pouca vontade e competencia para aplicá-los. Mas esse mal não se limita ao governador... Ele é um dos principais, mas não o único...