quinta-feira, 19 de maio de 2011

Fim de programa da TV Minas causa perplexidade

Perplexos, os jornalistas da TV Minas receberam a informação de que o programa Planeta Minas vai acabar e já tem data para ir ao ar pela última vez: o dia 27 de junho

Perplexidade, não só dos jornalistas, mas também de todos aqueles que querem o bem da emissora como TV pública, do Estado, e não de eventuais governantes. Graças ao empenho de toda a equipe do Planeta Minas, hoje o programa é tido como o melhor da TV mineira e uma das melhores produções jornalística das TVs públicas brasileiras. É o único feito em Minas que repercute em todo o país, ao ser reproduzido por outras emissoras estatais. Por tudo isso é um dos mais premiados, não só em Minas, mas, sobretudo, no Brasil. Apenas no ano passado foram 16 prêmios, dentre os quais em três categorias do Prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público, instituído pelo Sindicato dos Jornalistas de MG.

A alegação apresentada pela direção da TV Minas a seus profissionais é de corte de gastos e de que o programa é caro. Isso causa estranheza, uma vez que a emissora é beneficiada por renúncia fiscal, e o Planeta Minas é um dos programas beneficiados pela Lei de Incentivo Cultural. O diretor da ADTV, Hugo Teixeira confirmou o fim do Planeta Minas no seu atual formato e dentro dos temas hoje abordados. A equipe de 17 jornalistas será reduzida para 14 com o remanejamento de três profissionais para outros programas e projetos. O Planeta Minas sai da Diretoria de Jornalismo, onde foi criado e desenvolvido, e vai para a área de Produção e Programação "sem redução de custo”, disse. Serão eliminados os programas Geral, Convida e .Ciência e Tecnologia . A atual equipe fará a partir de agora quatro programas mensais tratando apenas do tem Meio Ambiente. Ainda não se sabe como será o novo formato e nem se o nome Planeta Minas será mantido.

O fim do programa é ainda mais preocupante por reforçar informações de que a TV Minas cada vez mais se afasta de sua função como TV do Estado para que sua programação seja colocada à disposição dos interesses do governo estadual. Há indicações de que a programação jornalística da emissora cada vez mais abre espaços para os interesses das secretarias de Estado, assim como há informações de gestões para que o conteúdo jornalístico de interesse do Executivo seja introduzido cada vez mais nas chamadas TVs educativas espalhadas pelo interior de Minas, que estariam, inclusive, sendo instrumentalizadas para isso com ajuda do Estado.

Portanto, mais do que nunca aumenta a necessidade de reinstalação do Conselho Curador da TV Minas, para que seus integrantes possam atuar para garantir a manutenção dos princípios que orientam uma emissora pública. É importante, também, que a sociedade mineira e o Ministério Público abram seus olhos para o que vem acontecendo nesta TV do Estado de Minas Gerais, cuja estrutura é motivo de orgulho e um exemplo para os demais estados.


Fonte: Site Jornalistas de Minas

Um comentário:

Lena Alves disse...

Estou muito triste com as notícias que andam pipocando em todos os lugares sobre o fim do programa Planeta Minas. Estou torcendo para que seja somente idéias do novo diretor que não será levada a cabo. Tenho acompanhado os programas e a alegria da editora Izabel Zólio na sua realização. Seus olhos brilham e sua garra de grande jornalista resulta no belo programa que espero assistir muitas vezes ainda. Estou torcendo junto com a maravilhosa equipe que tudo não passe de um grande equívoco da nova chefia. Acho que como cidadãos queremos respeito e ter direito a assistir bons programas como este, afinal toda a sua produção sai do bolso do contribuinte. Queremos respeito e cidadania, de volta o Programa Planeta MInas....